Há um ano as ideias perderam o acento, mas não o poder de surpreender
Por Presença Propaganda em Jan.26, 2010, Categoria Cultura
Eis que algum iluminado teve uma grande ideia, um Novo Acordo Ortográfico, que unificasse a forma de escrever dos países lusófonos. “Bravo!” bradaram uns, justificando que dessa forma o português manteria uma identidade consistente fosse onde fosse empregado. “Vamos com calma!” alertaram outros. E a cultura, que dá sentido ao idioma? Como se refletirá nos fenômenos linguísticos locais? Fora isso, o português é uma língua viva e é natural admitir nuances que, no final das contas, são extremamente benéficas e enriquecedoras, completaram.
Bem, como o time dos iluminados sempre ganha, formou-se uma comissão que, à beira do esquecimento, ressurgiu com força total, lançando seu grito de vitória: “o Novo Acordo sairá de qualquer jeito”. E saiu. Nesse janeiro de 2010 completa um ano em vigor.
Entre as várias más notícias que acompanham o Novo Acordo, a primeira é que o Brasil o adotou sem que a forma minimamente correta de escrever tenha sido absorvida pela massa “letrada” do país. É só perguntar se voo, enjoo e abençoo levavam anteriormente acento circunflexo (chapeuzinho para os menos íntimos) e confirmar que demos um passo sem que o outro estivesse consolidado, ou seja, tropeçamos.
Uma das piores invenções deste remendo ortográfico macula justamente o que há de mais sagrado para a publicidade, a ideia. Sim, porque ideia, assim como palavras paroxítonas com ditongo aberto perderam o acento agudo.
Infelizmente, ideia sem acento é ideia menor, envergonhada, que definitivamente não se impõe. Ao longo do tempo, as palavras escritas se refletirão na pronúncia e será assim, de ideia em ideia falada para dentro, que o nosso mundo caminhará. Nós que precisamos de ideias superlativas, fortes o suficiente para enfrentar o aquecimento global, as desigualdades sociais, as doenças, a violência, a concorrência agora devemos nos acostumar com ideias meia boca.
Paciência, se tiraram o acento que fazia as ideias terem a força que precisam ter, pelo menos não mexeram na criatividade, a mãe de todas as ideias. Essa continua intacta, surpreendendo, driblando aqueles que em nada contribuem para torná-la melhor, mas às vezes parecem trabalhar para empalidecer seu brilho.
Fernando Brengel
Redator e Diretor de Criação da Presença Propaganda é um amante de idéias com acento.
14 Comentários desta entrada
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Janeiro 28th, 2010 on 3:30Social comments and analytics for this post…
This post was mentioned on Twitter by Brengel: Mesmo sem acento, ideias surpreendem. http://www.presenca.com.br/blog/?p=172 #presenca_prop…
Janeiro 27th, 2010 on 13:52
Belo texto Fernando… você deveria publicar em outros lugares tb… mto bom no seu estilo e com a sua cultura,,,,
Janeiro 27th, 2010 on 14:36
Pois é! Idéia sem acento é a lâmpada apagada.
Janeiro 28th, 2010 on 0:51
Olá fernando, tudo bem?
Publiquei o link para seu texto no twitter. Espero ter ajudado na divulgação. Show de bola.
Um puta abraço.
Janeiro 28th, 2010 on 12:49
Julian, super obrigado. E fica o convite para, quem desejar, reproduzir o texto. É só falar antes com a gente.
Gustavo, valeu camarada!
Tiago, nem sei como agradecer. Você vem fazendo um trabalho magnífico, digno de gente que ama aquilo que escolheu. Parabéns. E você que está me lendo, acesse http://www.putasacada.com.br , blog indispensável para redatores publicitários e para quem quer chegar lá.
Abs,
Fernando Brengel
Janeiro 28th, 2010 on 13:07
Caríssimo Fernando,
O ‘poder’ impõe e, ao longo do tempo, lentamente a subversão ocorre, na fala, que é propriedade do indivíduo. Com essa reforma, creio eu, veremos crescer a distinção entre fala e escrita.
Belo texto, companheiro!
Janeiro 29th, 2010 on 18:00
Fernando, já lhe dei os parabéns via twitter, mas quero registrar aqui o prazer que foi ler o seu texto. Foi interessante ver a opinião de um publicitário, para quem as palavras são tão caras, e que garimpa sempre aquelas que melhor definam uma ideia, não raro numa única linha. Foram mexer com a sua matéria prima! Mas, tenho certeza: mesmo sem acento, as ideias continuarão tendo ASSENTO nas boas cabeças do ramo, como as de vocês todos da Presença! Abraços!
Janeiro 31st, 2010 on 7:48
Valdo e Zé Antonio, agradeço as manifestações de apoio às ideias bem acentuadas.
Abraços,
Fernando Brengel
Fevereiro 2nd, 2010 on 11:47
gostei do texto…
me prendi nele do início ao fim, aqui neste pobre acento. Não o que se refere o texto, mas não ficaria bem se tirassem ele de mim.. hauhauhauah.
abs prof.
Fevereiro 3rd, 2010 on 17:37
Fernando,
O que é essencial é a criatividade!
Idéias são leque de opiniões que devem partir para a concretização e através das habilidades e atitudes, somados aos conhecimentos que devemos deixá-las brotar ao mundo, sem engessá-las.
Aprimorar sempre, deixar que outras criações e inspirações tenham o seu espaço e ciclo de vida!
No entanto, as idéias ou ideias de cunho e responsabilidade social têm que ser ao longo deste ciclo, auto-sustentáveis para garantir a perenidade da sua missão.
Março 16th, 2010 on 7:52
Eu queria Saber Pq a Palavra Ideia Perdeu o Acento mas Painéis ñ perdeu ??
Pq ela ñ Perdeu ?
Março 16th, 2010 on 19:02
Oi Treicy!
Somente as paroxítonas com ditongo aberto perderam o acento agudo, como no caso de ideia. I – dei – a, Pom – pei – a, ji – boi – a, são exemplos recorrentes nesse sentido. Já painéis (pa – i – néis) permanece com o acento pois trata-se de palavra oxítona terminada em ditongo aberto (éi, éu, ói), ou seja, pertence a essa categoria de palavras que não perdeu o acento. Aliás, dominar a divisão silábica é fundamental para podermos determinar se uma palavra levará ou não acento agudo. Espero ter ajudado.
Abraços,
Fernando Brengel
Abril 8th, 2011 on 10:49
Fernando,
Que maravilha que você está aí para nos socorrer.
Sabe, eu sempre gostei da língua portuguesa mas últimamente não sei mais escrever.Sempre que estou fazendo um trabalho, procuro a “net” para tentar errar menos … se é que isto é possível.
Gostei muito do seu modo leve e criativo de escrever.
Muito bom!
Obrigada pela informação.
Abraços,
Maria Lúcia M. Araújo
Dezembro 6th, 2012 on 18:45
Fernando
Obrigada e parabéns pelo texto. sou adepta de ideia com acento, mas felizmente temos que seguir o tal acordo ortográfico.
Abraços
Janeiro 20th, 2016 on 16:17
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