Há um ano as ideias perderam o acento, mas não o poder de surpreender
por Presença Propaganda em Jan.26, 2010, Categoria Cultura
Eis que algum iluminado teve uma grande ideia, um Novo Acordo Ortográfico, que unificasse a forma de escrever dos países lusófonos. “Bravo!” bradaram uns, justificando que dessa forma o português manteria uma identidade consistente fosse onde fosse empregado. “Vamos com calma!” alertaram outros. E a cultura, que dá sentido ao idioma? Como se refletirá nos fenômenos linguísticos locais? Fora isso, o português é uma língua viva e é natural admitir nuances que, no final das contas, são extremamente benéficas e enriquecedoras, completaram.
Bem, como o time dos iluminados sempre ganha, formou-se uma comissão que, à beira do esquecimento, ressurgiu com força total, lançando seu grito de vitória: “o Novo Acordo sairá de qualquer jeito”. E saiu. Nesse janeiro de 2010 completa um ano em vigor.
Entre as várias más notícias que acompanham o Novo Acordo, a primeira é que o Brasil o adotou sem que a forma minimamente correta de escrever tenha sido absorvida pela massa “letrada” do país. É só perguntar se voo, enjoo e abençoo levavam anteriormente acento circunflexo (chapeuzinho para os menos íntimos) e confirmar que demos um passo sem que o outro estivesse consolidado, ou seja, tropeçamos.
Uma das piores invenções deste remendo ortográfico macula justamente o que há de mais sagrado para a publicidade, a ideia. Sim, porque ideia, assim como palavras paroxítonas com ditongo aberto perderam o acento agudo.
Infelizmente, ideia sem acento é ideia menor, envergonhada, que definitivamente não se impõe. Ao longo do tempo, as palavras escritas se refletirão na pronúncia e será assim, de ideia em ideia falada para dentro, que o nosso mundo caminhará. Nós que precisamos de ideias superlativas, fortes o suficiente para enfrentar o aquecimento global, as desigualdades sociais, as doenças, a violência, a concorrência agora devemos nos acostumar com ideias meia boca.
Paciência, se tiraram o acento que fazia as ideias terem a força que precisam ter, pelo menos não mexeram na criatividade, a mãe de todas as ideias. Essa continua intacta, surpreendendo, driblando aqueles que em nada contribuem para torná-la melhor, mas às vezes parecem trabalhar para empalidecer seu brilho.
Fernando Brengel
Redator e Diretor de Criação da Presença Propaganda é um amante de idéias com acento.
Presença cria para o IBRAF
por Presença Propaganda em Jan.20, 2010, Categoria Portfólio
A Presença Propaganda criou anúncios para o IBRAF – Instituto Brasileiro de Frutas – que estão sendo veiculados em revistas segmentadas de vários países. As peças, em inglês, espanhol, alemão e árabe, visam divulgar as frutas brasileiras no exterior, destacando suas características de sabor e saúde, bem como posicioná-las como um bom negócios para aqueles que as comercializam. “Frutas brasileiras. Bom para quem está crescendo, inclusive em faturamento.” é um dos temas desenvolvidos pela Presença como você pode conferir.
Scania Chile by Presença
por Presença Propaganda em Jan.13, 2010, Categoria Portfólio
Busdoors, web banners e anúncios para a mídia impressa integram a nova campanha da Scania Chile, o primeiro trabalho realizado pela Presença para o cliente. A ideia é comunicar a excelência da marca, presente no país e em toda a América Latina.
Presença no segmento petrolífero
por Presença Propaganda em Jan.08, 2010, Categoria Portfólio
A Presença Propaganda criou anúncio específico para o segmento petrolífero, atendendo solicitação de seu cliente KOTEK. A peça, veiculada na revista Petro&Gás, destaca a linha de componentes eletroeletrônicos distribuídos pela empresa, entre relés, conectores, terminais e produtos para automação.
TAGS: agência, agência de propaganda, agência de publicidade, campanha de publicidade, campanhas, componentes, componentes eletro-eletrônicos, comunicação, Fernando Brengel, Jennifer Monteiro, Kotek, Kotek Eletrônica, Kotek Tecnologia, Petro&Gás, Presença, Presença Propaganda, propaganda, publicidade
Vaga Assistente de Arte – Presença Propaganda – Jan/2010
por Presença Propaganda em Dez.11, 2009, Categoria Vagas
A Presença Propaganda está procurando um profissional para a vaga de Assistente de Arte, com disponibilidade para iniciar em janeiro/2010.
O candidato deverá:
– ser criativo, proativo e auto-suficiente;
– ter disponibilidade para período integral;
– preferencialmente estar cursando ou ter concluído curso superior em Publicidade ou Design;
– ter de 01 a 02 anos de experiência em agência nas áreas de criação, design gráfico e digital (web);
– ter conhecimentos da plataforma Macintosh; e domínio dos programas Indesign, Photoshop, e Illustrator. Conhecimentos de Dreamweaver e Flash são diferenciais bem-vindos;
– ter domínio de atividades inerentes à essa função: criação de campanhas publicitárias, materiais impressos (folhetos, catálogos, banners), sites; fechamento de arquivos etc.
Local de trabalho: em São Paulo, SP, no bairro da Pompéia (próximo ao Metrô Vila Madalena).
Contato:
Jennifer Monteiro
Enviar CV com pretensão salarial e link para portfólio digital exclusivamente para o endereço de e-mail arte2010@presenca.com.br, com o assunto “Assistente de Arte 2010 – Blog”.
Deadline da Seleção para Vaga:
15.01.10.
04 de Dezembro: Dia Mundial da Propaganda
por Presença Propaganda em Dez.04, 2009, Categoria Mercado
Hoje, 04 de dezembro, é o Dia Mundial da Propaganda. Parabéns a todos os profissionais que fazem a propaganda brasileira acontecer!
Brazilian Biscuit na web
por Presença Propaganda em Nov.19, 2009, Categoria Portfólio
Como parte do trabalho de promoção do Brazilian Biscuit – iniciativa que visa estimular as exportações dos biscoitos brasileiros -, a Presença Propaganda criou site em três idiomas. O endereço eletrônico www.brazilianbiscuit.com.br conta com um completo banco de dados dos integrantes do projeto, entre eles Bauducco, Itamaraty, Marilan e Village, notícias, receitas, calendário de eventos e muitas outras informações relevantes.
“Somando-se às feiras e eventos internacionais – dez somente este ano – e às ferramentas de RP utilizadas para aproximar os fabricantes brasileiros de potenciais compradores estrangeiros, o site é um instrumento fundamental para atrair a atenção de empresários, executivos e decisores de compras. Tanto, que vem apresentando um excelente nível de visitação”, destaca Fernando Brengel, diretor de criação da Presença.
Além do site, dos materiais promocionais e do suporte de comunicação às feiras e eventos, a Presença está em fase de elaboração de novas estratégias de divulgação do Brazilian Biscuit. “Mas isso não dá para contar agora. É esperar para ver“, provoca Brengel.
TAGS: agência, agência de propaganda, agência de publicidade, ANIB, Apex, Apex-Brasil, Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos, biscoitos, Brazilian Biscuit, campanha de publicidade, campanhas, comunicação, comunicação digital, eventos, eventos de negócios, eventos internacionais, exportação, feiras, feiras comerciais, feiras de negócios, Fernando Brengel, internet, Jennifer Monteiro, Presença, Presença Propaganda, propaganda, publicidade, site, website
Novos Caminhões Scania têm Presença
por Presença Propaganda em Out.27, 2009, Categoria Portfólio
Começou ontem e vai até esta sexta-feira, 30 de outubro, a Fenatran, uma das principais feiras de transportes de toda a América Latina. A Scania está presente no evento, apresentando novidade que tende a sacudir o mercado. São os Novos Caminhões, um misto de potência, economia, segurança, conforto e design imprescindíveis para aplicações exigentes.
“A campanha é composta por uma série de peças em português e espanhol, já que o lançamento cobrirá tanto o Brasil quanto vários países da América Latina”, ressalta Fernando Brengel, diretor de criação da Presença que, ao lado de Marcus Vasconcelos, Cadu Pretti e Rafael Pádua deram forma e conteúdo a esse trabalho.
TAGS: agência, agência de propaganda, agência de publicidade, caminhão, caminhões, campanha de publicidade, campanhas, comunicação, eventos, Fenatran, Fenatran 2009, Fernando Brengel, Jennifer Monteiro, lançamento de produto, Presença, Presença Propaganda, propaganda, publicidade, Scania, Scania Latin America
Transformação social na web
por Presença Propaganda em Out.22, 2009, Categoria Portfólio
A John Snow Brasil estreia novo site. Assinado pela Presença Propaganda, www.johnsnow.com.br pretende ser um endereço extremamente ativo no que tange à transformação social, principal objetivo das ações planejadas pela empresa, consultoria especializada em marketing social.
Em quase 15 anos de atividades, a John Snow realizou mais de 150 projetos para órgãos públicos e organizações privadas, focando o público em situação de risco social. Entre seus cases destacam-se trabalhos voltados à prevenção das DST/AIDS, inclusão social, fortalecimento institucional, entre outros tantos.
“Atender a John Snow é extremamente gratificante. Sabê-la voltada a desenvolver ações de transformação da realidade é algo que estimula a nos doarmos completamente à sua promoção”, comemora Jennifer Monteiro, diretora de atendimento da Presença Propaganda.
Angolauto: nova campanha da Presença
por Presença Propaganda em Out.16, 2009, Categoria Portfólio
Começa hoje e vai até 19 de outubro a Constrói Angola, iniciativa que visa firmar-se como uma vitrine para os fornecedores de insumos, equipamentos e serviços voltados so setor da construção civil angolano.
Aproveitando a oportunidade, a Angolauto estará presente no evento. Como distribuidora Scania no país, está veiculando um flight de anúncios criados pela Presença, de forma a atrair os interessados em visitar a feira e conhecer de perto as vantagens dos “camiões” e “chassis para autocarros”, como se diz por lá, Scania.
TAGS: agência, agência de propaganda, agência de publicidade, Angola, Angolauto, caminhão, caminhões, campanha de publicidade, campanhas, comunicação, concessionária Scania, Constrói Angola, Fernando Brengel, Jennifer Monteiro, ônibus, Presença, Presença Propaganda, propaganda, publicidade, Scania, Scania Latin America